Tudo começou com o anúncio do UEFI secure boot para Windows 8, que será incluído nos computadores que vierem com ele instalado de fábrica. É um recurso que garantirá a inicialização correta do sistema operacional, impedindo que malwares sejam instalados. O problema é que ele poderia também impedir a instalação de outros sistemas operacionais (Linux e semelhantes).
Após muitos boatos a Microsoft se pronunciou acerca do assunto. Na tradicional versão de PC, o recurso pode ser desativado pelo menu SETUP (geralmente acessado pela tecla delete, logo após o boot), mas a versão para processadores ARM, principalmente em Tablets, terá esse recurso bloqueado.
Parece um final justo, afinal, como os PCS são "multiuso" e personalisáveis, é fundamental que outros sistemas operacionais possam ser instalados, pois o Windows 8 pode não atender todas as necessidades. Um servidor Linux geralmente é mais vantajoso do que o Windows, por motivos de segurança e acesso completo aos recursos do sistema operacional. Muitas pessoas preferem usar alguma distribuição Linux por ser gratuito ou pelo maior contato com a programação, pois, embora esse sistema possua ferramentas gráficas para instalação e manipulação de programas, a linha de comando, usada pela maioria dos usuários de linux, é muitas vezes um meio mais eficiente e personalisável de realizar algumas tarefas. Um usuário que sabe lidar com a linha de comando acaba conhecendo um pouco de programação.
Linha de Comando Linux |
Já no caso dos dispositivos ARM, seria um grande tiro no pé a Microsoft permitir a instalação de outros sistemas operacionais, pois muitos poderiam instalar o sistema Android. Não há motivos para que Microsoft permita isso pois Tablets e Smartphones são feitos para serem ágeis e totalmente compatíveis com o sistema operacional, a troca deste poderia torná-lo lento e incompatível, podendo até corromper o dispositivo, gerando um grande número de reclamações dos clientes.
Baseado em:
Hardware
Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Comentando você ajuda a enriquecer as informações contidas no blog.