Em 1998 surge os primeiros protótipos do buscador Google, o mais famoso até hoje e também um dos sites mais acessados da internet. O Google é quase sinônimo de pesquisas na internet.
Grande parte dos acessos do Google vem do recurso do navegador "Página Inicial" (obviamente, a página que o navegador abre ao iniciar) e das barras de pesquisa. Já os lucros vêm dos anunciantes que, ao pagar um valor ao Google, conseguem links em destaque, como na imagem a seguir:
Outros mecanismos de buscas existem, antes e depois da criação do google, mas eles ficaram com apenas uma pequena parcela das buscas da internet. Os únicos que conseguiram alguma parcela do nicho foram o Yahoo Search e, mais recentemente, o Bing, da Mircrosoft.
Em 2004 o Yahoo Search começa a usar seu próprio mecanismo de buscas na internet. No mesmo ano, a Microsoft, tendo em vista o crescimento e o lucro do google na internet, procurou criar seu próprio mecanismo de busca, o MSN Serach, sendo este substituído em 2009 pelo Bing, que hoje é responsável por 30% das pesquisas da internet.
O rápido crescimento do Bing é devido a quantidade de usuários do Internet Explorer, que por ser um produto da Microsoft, adotou esse mecanismo de busca como padrão. O Google Crome surguiu nesse mesmo propósito: permitir que o Google seja divulgado em um navegador, já que o Internet Explorer tinha o MSN Search/Bing e o Firefox cobra pela página inicial.
Em 2011 terminaria o acordo do Firefox ter o Google como mecanismo de busca padrão, logo a Microsoft e a Yahoo buscavam assinar um novo acordo. A Mozilla então criou uma versão do Firefox com o Bing para intimidar o Google. Finalmente, o Google aceitou pagar 900 milhões de dólares para a Mozilla para que o Firefox não adotasse o Bing como mecanismo padrão e continuasse com o Google. Este episódio marca a competição entre Google e Microsoft na busca da liderança das pesquisas da web e provalvemente veremos em 2012 várias competições entre essas empresas.
google at war
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