Atualmente, muitas produtoras de jogos começaram a investir pesadamente em jogos Free-to-Play ou F2P (Gratuitos para jogar). São, na sua maioria, jogos multiplayer online com sistema de logins.
O grande segredo desses jogos é possibilidade de compra de itens avulsos, que geralmente são superiores aos itens gratuitos (carros mais rápidos, armas mais potentes...). Quando um usuário compra um item consegue melhores resultados no jogo.
O Need For Speed World é mais um jogo da série de jogos de corrida lançado pela Eletronic Arts. Diferente de todas as outras versões que consistem em corridas offline com os bots, ele é F2P e faz muito sucesso comparando com as outras versões para PC. O mundo online permite uma interação com milhares de jogadores em várias corridas.
O lucro da EA com esse jogo se deve ao sistema de compras, baseado em Boosts, uma moeda própria do jogo. 1500 Boosts custam 12 Reais, um Aston Martin custa 5500 Boosts, enquanto alguns modelos chegam a 25000 Boosts. Muitos jogadores provavelmente não comprarão nenhum Boost, mas alguns, que têm condição de comprar, irão desembolsar grandes quantidades de dinheiro para conseguir esses carros.
Se o jogo fosse pago, os jogadores pagariam apenas uma vez e teriam direito a todos os recursos do jogo, isso desestimularia a produtora em criar novas atualizações e também os usuários em jogar. A compra de novos itens gera lucro para a produtora, que geralmente cria novas atualizações para os jogos. Comparando as primeiras versões de Combat Arms, Need for Speed World e Team Fortress 2* com as atuais, percebe-se uma enorme quantidade de atualizações. Os jogos multiplayers que não são F2P, como Counter Strike, Call of Duty recebem poucas atualizações, geralmente para reparar bugs.
Os jogos free-to-play também têm menos problemas com pirataria e mais problemas com hackers, pois o acesso é livre.
*Team Fortress 2: Um jogo de tiro em primeira pessoa da Valve lançado em 9 de outubro de 2007, veio a tornar F2P no dia 24 de junho de 2011. O jogo já recebia várias atualizações e lentamente foi ganhando características free-to-play, como a compra de itens.
Caso queira baixar alguns desses jogos, aqui estão os links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Comentando você ajuda a enriquecer as informações contidas no blog.